
Para criar sua aventureira de média cilindrada, a BMW colocou em prática sua arte de desenvolver vários modelos a partir da mesma base mecânica. O motor de dois cilindros paralelos, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote e 798 cm³ de capacidade estreou na esportiva F 800 S em 2006. De lá para cá a BMW lançou a ST, versão sport-touring, e a urbana F 650 GS que, apesar do nome, usa esse propulsor.
Porém na F 800 GS o bicilíndrico está posicionado de forma mais “reta” e não inclinado, além de trazer um sistema de refrigeração líquida mais eficiente e adequado ao uso fora de estrada. As vibrações típicas de motores com essa arquitetura ainda estão presentes, mas não incomodam. Além de trazer uma espécie de biela que reduz as vibrações, a posição do propulsor reduziu ainda mais o incômodo neste modelo. Encaixou-se tão perfeitamente à motocicleta que, se não conhecesse o histórico da marca, diria que o propulsor foi projetado exclusivamente para a aventureira F 800 GS.


Como toda moto aventureira, a F 800 GS não deixa a desejar no quesito conforto. Além do banco largo e disponível em duas alturas (850 mm e 880 mm), tem um pequeno, porém eficiente parabrisa. Contribuindo para uma pilotagem bastante confortável e por muitos quilômetros. Nesse quesito ajuda o tanque de combustível para 16 litros. Segundo o computador de bordo, presente nessa versão testada, o consumo médio foi de 17 km/litros. O que resultaria em uma autonomia de 270 km. Nada espetacular, mas bom para a categoria.
A versão topo de linha, testada, trazia ainda freios ABS e aquecedor de manoplas, que podem ser úteis em viagens à Patagônia, no inverno. Com esses equipamentos, a BMW F 800 GS Premium tem preço sugerido de R$ 57.700. Já a versão mais básica sai por R$ 51.900. Como em todo teste das motos BMW, importadas, o preço é um ponto negativo quando as comparamos com motos concorrentes. E no caso da F 800 GS não é diferente. Mais cara que as concorrentes diretas de outras marcas, vale cada centavo: caso o futuro proprietário os tenha para gastar com uma moto aventureira como essa.


Motor: Dois cilindros paralelos, 4 válvulas por cilindro, DOHC e refrigeração líquida
Capacidade cúbica: 798 cm³
Potência máxima: 85 cv a 7.500 rpm
Torque máximo: 8,47 kgf.m a 5.750 rpm
Câmbio: Seis marchas
Transmissão final: corrente
Alimentação: Injeção eletrônica
Partida: Elétrica
Quadro: Multitubular em aço
Suspensão dianteira: Garfo telescópico invertido com 230 mm de curso
Suspensão traseira: Balança traseira monoamortecida com 215 mm de curso
Freio dianteiro: Disco duplo de 300 mm de diâmetro com pinça de dois pistões
Freio traseiro: Disco simples de 265 mm de diâmetro com pinça de um pistão
Pneus: 90/90-21 (diant.)/ 150/70-17 (tras.)
Comprimento: 2.320 mm
Largura: 945 mm
Altura: 1.350
Distância entre-eixos: 1.578 mm
Distância do solo: não disponível
Altura do assento: 880/850 mm
Peso em ordem de marcha: 207 kg
Peso a seco: 185 kg
Tanque de combustível: 16 litros
Cores: Preto/cinza e Amarelo/Preto
Preço sugerido: R$ 57.700,00 (Premium)


Muito cara
ResponderExcluirQual e a velocidade máxima?
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